1. Suponha que uma
molécula possua a forma de um cubo com aresta de 1,0 x 10-6 mm. Quantas dessas
moléculas cabem num volume de 1,0 mm3 ?
a) 1,0 x 106 b) 1,0 x 1012 c) 1,0 x 1024 d)
1,0 x 1018 e) 1,0 x 1036
2. Apesar das questões
ambientais serem fortemente denunciadas na mídia, o homem continua utilizando a
madeira para a produção de energia. Tomemos por exemplo a pequena padaria do
pai do Professor Physicson. Desejando-se obter uma energia de 8,0 x 109 J para
a produção de pães, será necessária, no mínimo, a queima de um volume de lenha
igual a.............m3. Esse tipo de lenha possui massa específica igual a 0,5
g/cm3 e seu calor de combustão é da ordem de 1,6 x 104 J/g.
a) 0,02 b) 0,1 c) 1,0 d) 0,2 e) 2,0
3. A coordenada de um
ponto material que se move em linha reta na direção do eixo x, varia com o
tempo segundo a expressão x = 11 + 35t + 41t2 (x é dado em cm e t, em
segundos). Para essa situação, podemos concluir que sua velocidade ao fim de
10,0 s, vale:
a) 8,55 m/s b) 85,5 m/s c) 4,45 m/s d) 44,5
m/s e) 0,445 m/s
4. No laboratório de
química, uma aluna fez uma experiência em que colocava um bloco de gelo (-5,0 0C)
dentro de um Becker. Em seguida ela forneceu calor ao sistema (Becker + gelo),
utilizando-se da chama de um bico de Bunsen com potência térmica constante. Ao
longo da experiência, ela notou que o gelo começou a derreter. Tomando o
termômetro ela aferiu novamente a temperatura do gelo, constatando que o gelo
enquanto funde:
a) Recebe calor, mas sua temperatura aumenta;
b) Recebe calor, mas sua temperatura
permanece constante;
c) Cede calor e sua temperatura aumenta;
d) Cede calor e sua temperatura diminui;
e) Cede calor e sua temperatura permanece
constante.
5. Em outra
experiência, realizada em nível do mar, o Professor Physicson solicitou de um
grupo de alunos que colocassem um litro de água num recipiente pequeno e outro
litro de água numa bacia grande, ambos abertos conforme as figuras abaixo,
deixando-os exposto ao sol entre os horários de 10 h às 14 h. Ao final da
experiência, os alunos recolheram a água dos recipientes, mediram os seus
volumes e constataram acertadamente que:
I. Havia mais água no
recipiente menor do que na bacia, pois quanto maior a área de exposição, maior
será o processo de evaporação;
II. Havia mais água
no recipiente menor do que na bacia, pois quanto maior a área de exposição,
menor será o processo de evaporação;
III. Havia mais água
no recipiente menor, pois quanto menor a área de exposição, maior será a
intensidade da radiação solar;
a) I e II estão corretas;
b) II e III estão corretas;
c) I e III estão corretas;
d) Somente I está correta;
e) Todas corretas
6. Na bancada do
laboratório de Física, o Professor Physicson desenvolveu juntos aos alunos uma
experiência que consistia em medir a posição e o tempo de um móvel que se movia
ao longo de uma régua com aceleração constante. No momento em que o cronômetro
mostrava t1 = 7,0 s, o móvel encontrava-se na posição x1 = 70,0 cm; no momento
t2 = 9,0 s na posição x2 = 80,0 cm e no momento t3 = 15,0 s, na posição x3 =
230,0 cm. Para esta situação os alunos concluíram que a intensidade da
aceleração do móvel vale:
a) 5,0 cm/s2 b) 2,5
cm/s2 c) 7,5 cm/s2 d) 10,0 cm/s2 e) 8,5 cm/s2
7. Em épocas de
inverno rigoroso é comum nos depararmos com fortes trovões e relâmpagos, que
terminam por assustar as pessoas. O fato de enxergarmos o relâmpago antes de
ouvirmos o trovão por ele produzido pode ser explicado:
a) Pela produção do
trovão alguns segundos após a ocorrência do relâmpago;
b) Pela difração das
ondas sonoras nas nuvens;
c) Pelo fenômeno da
polarização, que ocorre com as ondas sonoras;
d) Pelo fenômeno da
dispersão da luz.
e) Pela diferença
entre as velocidades de propagação da luz e do som no ar.
8. Duas experiências
foram realizadas em sala de aula pelo Professor Physicson. Na primeira, ele
colocou um pedaço de madeira em um recipiente transparente contendo água, na
posição vertical, alertando seus alunos para o equilíbrio e, em especial, o
nível da água no recipiente. Antes de realizar a segunda tarefa, o Professor
pergunta a turma:
• Como deverá variar
o nível de água no recipiente se colocarmos o mesmo pedaço de madeira na
posição horizontal? Considere as dimensões do pedaço de madeira menores que as
do recipiente, no sentido de que se possa coloca-lo livremente na posição
horizontal ou vertical. Além disso, o nível da água antes dos experimentos
ocupa metade do recipiente. Acertadamente os alunos responderam:
a) O nível da água no
recipiente aumentará, pois na nova posição o peso do pedaço de madeira deverá
aumentar;
b) O nível da água no
recipiente será o mesmo, uma vez que o peso do pedaço de madeira não mudou;
c) O nível da água no
recipiente diminuirá, pois na nova posição o peso do pedaço de madeira deverá
diminuir;
d) O nível da água no
recipiente aumentará, pois nesta nova posição a pressão exercida pelo pedaço de
madeira sobre a água deverá aumentar;
e) O nível da água no
recipiente aumentará, uma vez que a densidade do pedaço de madeira, nesta nova
posição, aumentou.
9. No laboratório de
física da escola existe um dispositivo legal, com o qual os alunos costumam se
divertir, enquanto aprendem sobre momento linear, energias e suas conservações.
Esse dispositivo é constituído por várias bolas de um mesmo metal e de volumes
iguais, penduradas uma junto à outra em fios ideais e de iguais comprimentos, e
de tal modo que a distância entre elas é muito pequena, conforme a figura.
Imaginemos que um
aluno afaste a bola (01) e a solte. De que modo comportar-se-ão as outras
bolas, após o choque? Para essa situação despreze todos os atritos e
dissipações de energias.
a) As bolas (06 e 05)
se afastam, enquanto as outras ficam paradas;
b) Nada acontece, ou
seja, todas as bolas ficam paradas;
c) Somente a bola
(06) se afasta, enquanto as outras ficam paradas;
d) Todas as bolas
afastam-se, apenas a (01) fica parada;
e) As bolas (06) e
(01) afastam-se.
10. Um ponto material
executa um movimento circular uniforme num dado referencial plano. Do ponto de
vista de um observador que percebe este movimento, é correto afirmar que:
a) A aceleração
vetorial da partícula possui módulo constante;
b) A aceleração
vetorial da partícula é nula;
c) A componente
normal da aceleração é nula;
d) A força que age
sobre a partícula é nula;
e) O módulo da
velocidade da partícula é variável;
11. Você empurra com
velocidade constante um bloco retangular de madeira sobre um determinado piso,
aplicando-lhe uma força F1. Você decide virar o bloco de tal forma que ele
fique agora com a face de menor área (duas vezes menor) sobre o piso. Nessa
nova posição, para manter a mesma velocidade anterior, você deve aplicar uma
força F2 que é aproximadamente:
a) Quatro vezes maior
que F1; b) Quatro vezes menor que F1; c) Igual a F1;
d) A metade de F1; e)
O dobro de F1.
12. Durante as
décadas de oitenta e noventa, várias pesquisas a nível acadêmico, nos
conduziram a levar em consideração os erros conceituais alternativos ou
intuitivos que as pessoas cometiam a respeito de determinados conceitos
científicos. Dentre estes, é comum termos ideias intuitivas ou aristotélicas de
que o movimento está relacionado com os atos de empurrar, levantar ou puxar.
Assim sendo, podemos entender que uma carroça puxada por quatro cavalos andará
mais rápido do que a mesma carroça sendo puxada por apenas dois cavalos.
Portanto, nossa intuição nos diz que a força aplicada é função da (do):
a) tempo; b)
velocidade; c) aceleração; d) variação do tempo; e) massa.
13. Considere dois
blocos de metal de mesmo volume, sendo que o peso de um é o dobro do outro,
deslizando sobre uma mesa lisa e horizontal com a mesma velocidade.
Desprezando-se a resistência do ar, após abandonarem a mesa:
a) O bloco mais
pesado atinge o solo aproximadamente na metade da distância horizontal que vai
da base da mesa até o ponto onde o bloco mais leve bateu no solo;
b) O bloco mais leve
atinge o solo aproximadamente na metade da distância horizontal que vai da base
da mesa até o ponto onde o bloco mais pesado bateu no solo;
c) O bloco mais
pesado atinge o solo bem mais próximo da base da mesa do que o bloco mais leve,
mas não necessariamente na metade da distância horizontal;
d) Os blocos atingem
o solo a aproximadamente uma mesma distância horizontal da base da mesa;
e) O bloco mais leve
atinge o solo bem mais próximo da base da mesa do que o bloco mais pesado, mas
não necessariamente na metade da distância horizontal.
14. No laboratório de
física, o Professor Physicson propôs uma experiência que consistia lançar com
uma mesma velocidade e simultaneamente, duas esferas de metal com mesma massa e
volumes, sobre os trilhos mostrados na figura abaixo. Para isso, considere os
dois trilhos sem atrito e com o mesmo comprimento. A saliência no trilho A
possui a mesma curvatura que a depressão no trilho B. A partir dessas
informações pode-se garantir que a bola que percorre a trajetória primeiro é:
a) A bola B;
b) A
bola A;
c) Ambas levam o mesmo tempo:
d) Nos trechos
curvos, A e B possuem a mesma quantidade de energia cinética;
e) A energia mecânica em ambas as situações não são conservadas.
15. O Professor
Physicson durante suas aulas sobre colisões propôs aos seus alunos o seguinte
problema:
• Considere um grande
caminhão colidindo de frente com um pequeno fusquinha. Com relação às forças
trocadas entre os dois, durante a colisão, podemos afirmar corretamente que:
a) A força exercida
pelo caminhão sobre o fusquinha é maior do que a força exercida pelo fusquinha
sobre o caminhão;
b) A força exercida
pelo fusquinha sobre o caminhão é maior do que a força exercida pelo caminhão
sobre o fusquinha;
c) Nenhum dos dois
exerce força sobre o outro. O fusquinha é esmagado simplesmente por que estava
no caminho do caminhão;
d) O caminhão é quem
exerce força sobre o fusquinha, mas o fusquinha não exerce força sobre o
caminhão, pois sua massa é muito pequena em relação ao caminhão;
e) A força exercida
pelo caminhão sobre o fusquinha tem a mesma intensidade da força que o
fusquinha exerce sobre o caminhão.
16. Procurando
atingir a outra margem de um rio, o garoto representado na figura chuta uma
bola de massa (m), com uma velocidade de valor (v0), atingindo o ponto A da
figura, situado a 40 m da base. Desprezando-se as resistências viscosas e
considerando-se que ele se encontra a uma altura de 20 m em relação ao ponto
desejado, determine módulo dessa velocidade.
a) 19,5 m/s b) 15,5
m/s c) 22,5 m/s d) 30,0 m/s e) 45,0 m/s
17. Suponha que dois
carrinhos de laboratório, um com o dobro da massa do outro, estejam parados
sobre trilhos horizontais e paralelos. Um garoto empurra cada carro durante 5,0
segundos. Desprezando-se o atrito e supondo que o garoto tenha exercido forças
iguais em ambos os carrinhos, podemos afirmar acertadamente que:
a) O momento linear
do carrinho mais leve é menor do que o carrinho mais pesado;
b) O momento linear
de ambos os carrinhos são iguais;
c) O momento linear
do carrinho mais leve é maior do que o carrinho mais pesado;
d) A energia cinética
do carrinho mais leve é menor do que o carrinho mais pesado;
e) A energia cinética
de ambos os carrinhos são iguais.
18. Você já deve ter
visto um caminhoneiro trocando um pneu do seu caminhão, utilizando-se de uma
chave de boca para tentar afrouxar os parafusos que o prende a roda. No sentido
de facilitar tal processo, diminuindo a força aplicada na chave, o caminhoneiro
usa uma haste. Nas figuras abaixo, identifique qual das seguintes
configurações, mostra-se mais efetiva:
a) 2; b) 1; c) 3; d)
4; e) Nenhuma delas.
19. No parque de
diversões da cidade, uma menina deseja escolher um dos escorregadores da figura
abaixo, de modo que consiga atingir a maior velocidade possível ao chegar à
base do escorregador. Desprezando-se o atrito ali existente, identifique a
resposta correta:
a) Escorregador 1 b)
Escorregador 2; c) Escorregador 3;
d) Independente do
tipo do escorregador escolhido, a velocidade será a mesma na base; e)
Escorregador 4.
20. Dois copos
idênticos estão com água até o mesmo nível (na metade de seus volumes), porém
um deles possui cubos de gelo flutuando. Quando os cubos de gelo derreter, em
qual copo o nível de água ficará maior?
a) O nível será o
mesmo em ambos os copos;
b) Ficará maior no
copo com cubos de gelo;
c) Ficará maior no
copo sem cubos de gelo;
d) Ficará maior no
copo sem cubos de gelo, pois a densidade da água é maior do que a do gelo;
e) Ficará maior no
copo com cubos de gelo, pois os pesos dos copos são iguais.
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